O Dia Mundial do Turismo celebra-se a 27 de setembro, e, reconhecendo o seu importante impacte neste sector, a ANA – Aeroportos de Portugal, vai assinalar a data com várias ações na sua rede de aeroportos.

No Aeroporto de Faro, este dia vai ser comemorado, em parceria com a Região de Turismo do Algarve e com a Orquestra Clássica do Sul. A cerimónia tem lugar na aerogare e início às 17h00, seguida de um concerto, na plataforma do Aeroporto – área restrita, que junta pela primeira vez músicos, maestro e coro da Orquestra Clássica do Sul, a Orquestra Filarmonia das Beiras, a Orquestra do Norte e a fadista Katia Guerreiro numa atuação inédita.

No Aeroporto da Madeira, em parceria com a Direção Regional de Turismo, os passageiros são convidados para degustação do Vinho Madeira, bem como de outros produtos regionais, ao mesmo tempo que podem assistir à atuação de um grupo etnográfico da Região.

Do programa de ações previstas para o Porto e para Lisboa constam as atuações da OSJ – Orquestra Sinfónica Juvenil. No Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, às 15h30, os passageiros serão recebidos, na área pública das chegadas, por um Quinteto de Metais. Em Lisboa, no Aeroporto Humberto Delgado, à mesma hora, atuará um Quarteto de Cordas, na zona pública das partidas.

Nos aeroportos de Ponta Delgada, Santa Maria e Horta, nos Açores, o dia também será assinalado com a divulgação de campanha alusiva à efeméride: “Dia Mundial do Turismo – a Better future for all”.

Nesta data, Francisco Pita, Administrador da ANA Aeroportos, lembra que “Portugal é um destino periférico e mais de 90% dos turistas que nos visitam chegam de avião. O setor do Turismo tem crescido de forma significativa, e tem sido um pilar sólido do crescimento económico e dinamização do mercado de trabalho. O impacte da atividade aeroportuária no nosso país é bastante evidente. A ANA orgulha-se de, em conjunto e proximidade com os stakeholders do setor, promover os melhores esforços para o desenvolvimento do setor.